Título agressivo, não? Achei tb...mas na falta de outro, e como a intenção é provocar impacto (por "N" razões, nem todas bonitinhas, mas a mais digna, por assim dizer, é que o autor quer provocar reflexões).
Depois do momento sempre agradável do Natal, onde, via de regra, ficamos com a família e pensamos sobre como ela é a origem de tudo em nossas vidas, temos também a oportunidade de passar mais tempo com pessoas que foram muito importantes no início de nossa caminhada e ajudaram a direcionar o sentido que demos à elas. Infelizmente não tenho mais meus avós e avôs vivos, foram se todos, e já tem um tempinho. Mas fiquei um bom tempo com pais e sogros, além de alguns tios e com meu padrinho e madrinha (85 e 75 anos, respectivamente).
- Isso nos faz olhar para trás.
- Isso nos faz pensar em retrospectiva do ano que está indo (mas não...ainda não, depois tem um post só disso)
- E isso nos faz olhar para a frente, ver a vida em perspectiva.
putz, pai, delisga essa TV! |
A leitura desse texto me ajudou muito a fazer a "to do list" de 2011- ainda em construção, mas agora da maneira correta. Talita, obrigado!
* trechos em vermelho são pitacos meus no texto, não culpem a Talita, ok...
___________________________________
Por Talita Abrantes, da Exame.com
São Paulo – A contagem regressiva para 2011 começou - e muita gente já está com os dedos cruzados para que o tempo voe até lá. Mas, em meio às compras de natal e listas de promessas para o próximo ano, ainda dá tempo para dar um jeito na carreira (e na vida) e deixar tudo pronto para os próximos 365 dias.
1. Atualize seu currículo
Uma maneira prática para definir o saldo de 2010 para a trajetória profissional é atualizar o currículo. Essa missão, no entanto, não se resume a apenas colocar uma nova data no topo do documento. Para deixar seu currículo pronto para eventuais oportunidades em 2011, é preciso fazer uma criteriosa revisão das principais conquistas ao longo do último ano. Elenque tudo segundo ordem de relevância para o seu crescimento profissional e adicione as informações mais importantes ao seu currículo e carta de apresentação.
2. Organize seus contatos
Sabe aquele montanha de cartões de visita que você recebeu ao longo de 2010? Para não deixar suas práticas de networking caiam no vazio, agora é a hora de colocá-los em ordem e agregar um destino útil a cada um deles.
Dica útil para o resto da vida profissional: após cada troca de cartão, anote na parte traseira dele informações relevantes sobre aquele contato, como a data em que conheceu a pessoa, o contexto do encontro e, até, algumas curiosidades que possam servir de pistas para que você retome o contato posteriormente, como o tipo de comida, música ou restaurante que ela aprecia. (Achei isso muito bom: simples e matador, como todo bom conselho)
(...) 4. Caia na rede
Você até pode bater o pé contra isso. Mas pesquisa recente aponta: o recrutamento pela web já supera a contratação por indicação no Brasil. Por isso, acredite: para ser conhecido pelos principais recrutadores, é necessário se sobressair na internet.
Isso não significa que você precisa neste exato momento abrir uma nova janela e se cadastrar em todas as redes sociais possíveis. Neste caso, menos é mais, sim.
Por isso, escolha as mais relevantes para a sua área de atuação (nesse caso, LinkedIn é quase unanimidade. Ok, então se vc leu até agora, clica aqui no link e vai lá me ver) e comprometa-se a atualizá-las com freqüência.
Que tal aproveitar os próximos dias para construir sua reputação na web como especialista em sua área de atuação? Pensando nisso, Adriana sugere a criação de um blog. “O mercado de trabalho busca pessoas criativas, que tenham facilidade de relacionamento e que saibam se comunicar. Um blog é um bom meio para demonstrar isso”, diz.
5. Faça uma sabatina consigo mesmo
A próxima tarefa para os próximos dias? Feche-se para balanço. Isso mesmo. Apesar da correria para cumprir todas as obrigações profissionais e familiares em tempo, tire algumas horas para avaliar o quanto você evoluiu nos últimos meses.
“A gente precisa se olhar de tempos em tempos para definir com sobriedade a vida que vislumbra para os próximos meses”, diz Marco Túlio Zanini, professor da Fundação Dom Cabral.
6. Elabore um plano de ação
Com base nessa espécie de “confessionário” (ou muro das lamentações) individual, elabore estratégias de ação para chacoalhar sua carreira no próximo ano. Cuidado com uma lista de intenções demasiadamente abstrata e romântica.
A dica, neste ponto, é ser o mais realista e preciso possível. Ou seja, não vale afirmar que precisa fazer um MBA em uma instituição estrangeira se você não tem dinheiro suficiente para isso ou não se enquadra no perfil para se candidatar a uma bolsa de estudos.
Dessa forma, seja metódico ao elaborar essa lista de propostas para 2011. Defina prazos e meios para tirá-las do papel.
7. Saia das nuvens e coloque os pés no chão
Não espere janeiro para colocar cada item dessa lista de intenções em prática. Por exemplo, se sua ideia é começar um curso de idiomas no próximo ano, inscreva-se antes do dia 31 de dezembro. “Se esperar até 3 de janeiro é bem provável que esqueça de todas essas resoluções”, afirma Caxito. Para ele, todos têm até o fim do ano para “ultrapassar a fronteira do passar” e dar movimento para todas decisões profissionais ou pessoais.
(...) “O movimento de criatividade e inovação é feito com base na abertura para diferentes áreas e culturas”, diz Adriana. Por isso, use os últimos suspiros de 2010 para experimentar livros, filmes e lugares diferentes daqueles que já fazem parte do seu cotidiano.
É isso, eu gostei, e muito...a ampulheta está virada, e quase acabando. Vamos usar o pouquinho de tempo de 2010 para fazer 2011 render de verdade?