19 de dez. de 2010

The 2010´s book list





Estabeleci para mim mesmo esse ano uma meta audaciosa em um dos meus "auto-compromissos":  ler 20 livros ao longo do ano, e destes pelo menos sete relacionados à vida espiritual.

Desde o começo sabia que a meta era beeeem ambiciosa, e era para ser mesmo, pois se descaminhos acontecessem, mesmo assim eu teria lido muito mais do que minha média anual de 3 ou 4 livros... e bingo! Estou fechando o ano longe dos 20, mas ainda mais longe dos 3 livrinhos... e li de tudo. Sem contar as edições quinzenais de Exame, mensais de Você SA, folders de apartamentos de semáforo e afins. kkkk.

 
Resumindo o que rolou, e o que está inacabado:
(acho que cabe uma pequena explicação: sou um completo anormal com livros. Preciso ler mais de um ao mesmo tempo, deixo um no criado, outro no banheiro e sometimes outro na sala. Quando dá certo, ok... mas algumas vezes o livro do banheiro fica mais interessante que o do criado, e eu o levo pro quarto, e o do criado fica de lado... uma zona. Mas eu acostumei e gosto assim). Só vou opinar sobre o que já acabei de ler...

Acabados:

1) MAIS TEMPO, MAIS DINHEIRO – Cerbasi e Christian Barbosa.        
Escolhido no começo do ano, quando fui comprar um livro de presente para um amigo. Isso é um problema: eu em livraria sou praticamente uma mulher em loja de sapatos: esqueço do tempo e sempre compro algo a mais do que estava programado. Foco zero.

Enfim: livro para ajudar vc a se organizar, obviamente com relação ao tempo e ao dinheiro. Como já tinha lido o Casais Inteligentes, do Cerbasi, o aspecto financeiro foi bem "mais do mesmo". Mas a parte da agenda do Christian ajudou bastante. Nota 8

2) MENTES PERIGOSAS – Ana Beatriz Barbosa
Comprado ainda em 2009, quando estava morando em Sorocaba sozinho durante a semana. Comprei para ler lá, fui transferido de volta para Campinas. Comecei, dei uma falseada, a Déia pegou pra ler e deslanchou. Voltei pra ele uns 2 meses depois. Na época a Ana Beatriz Barbosa estava mega bombando na TV, Fantástico, GNT, Marilia Gabriela e o escambau. Mas olha: Ô MULHER PROLIXA... conseguiu transformar um assunto mega bacana em algo modorrento. Exemplos mastigadinhos demais, óbvios demais. Se um livro for tão simples que eu não precise pensar, deixa pra lá. Prefiro me ocupar do mesmo assunto na TV. Pelo menos a expectativa é menor. Nota 6. 



3) A TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS – Drauzio Varella
Esse foi mais um que não estava no roteiro de compras, nem de leitura. Mas o titulo me chamou a atenção, pois o Freakonomics gastou uma partezinha do livro discorrendo sobre a redução do crime em NY na década de 90, associando-o a diversas coisas, e entre elas sobre a Teoria das Janelas Quebradas, onde o autor defende que a falta de tolerância com coisas pequenas (janelas quebradas, metrôs pichados, infrações de trânsito, criam um clima de punibilidade, o que, aliado a outros fatores, contribui muito para desmotivar a prática de crimes).

Pois bem, comprei pelo título, fui seduzido pelo estilo suave dos textos do Drauzio, e pela humanidade que ele consegue colocar e transpirar pelos textos, mesmo atuando em algo tão racional como a medicina. Pena que em dado momento ele se tornou um livro um pouco repetitivo, mesmo sendo um livro de pequenas crônicas. Mas atende ao que se propõe. Nota 8

4) AGASSI – Autobiografia
Se quiser saber, esse foi uma ÓTIMA surpresa. Na época da Copa, obviamente estava seguindo no Twitter todos os comentaristas esportivos que achava que valiam à pena. E entre eles o Lédio Carmona, que postou sobre o livro do Agassi, e que, mesmo ele entendendo tão pouco do tênis (me too) se viu enredado pelo livro de tal forma que me plantou a semente. Quando vi o livro, relutei um pouco, pq é grosso pacas (e eu como disse não adoro tênis, e nunca havia lido um livro sobre futebol daquele tamanho - e eu gosto muito de futebol).


Enfim, livro comprado. Ficou parado um pouquinho, mas foi na mala na viagem para Cape Town. Imaginei que precisaria de uma fuga pro Português, depois de falar e ouvir o dia todo o British com o sotaque africano... e me lembro de pelo menos umas duas madrugadas onde fiquei tão absorto pela leitura que tive que sair da cama e ir pro banheiro para continuar a leitura (as 3 da manhã ninguém merece a luz do criado acesa, ainda mais tendo que acordar pra estudar as 08 de la manãna. Déia, poupei vc dessa)              

As experiências de Agassi com o esporte, sua relação com algo que ele não gostava, mas fazia tão bem que não conseguia parar, além de seu olhar racional à luz da distância sobre sua personalidade impetuosa quando jovem são perfeitos. Além da linda história de flerte e conquista de sua atual esposa, a tb ex-tenista Stef Graffi, e de seus duelos com Pete Sampras, fizeram valer cada minuto naquele banheiro do Protea em Cape Town. Nota 9,5


5) Guia da África do Sul, Folha SP.
E guia de viagem vale? Claro que vale, quando ele agrega história as coisas que vc vê, quando mostra que nem tudo o que vc viu nos livros de história é verdade. Western Cape, Garden Route, Green Market, tudo ficou mais fácil depois da leitura do guia. E desprezar o que não valia a pena tb...

Nota 9 (não é o melhor do ano, mas como atendeu plenamente ao que se destina, tirando a ausência de um pocket map, leva notinha bacana).

6) COMER, REZAR E AMAR – Elizabeth Gilbert
Demorei a acreditar que poderia gastar tempo precioso meu lendo esse livro, pelo que já tinha ouvido sobre ele (imaginei que fosse auto ajuda demais, meloso demais, cuti cuti demais para fazer frente à instabilidade emocional desse final de ano que me fez comprá-lo). But but but, foi muito bom lê-lo, ver que sempre é tempo de gastar tempo para se conhecer, mesmo que não se vá à Itália, Índia ou Bali para isso. A viagem para dentro de si mesmo é mais prazerosa, e a que demanda mais coragem de ser feita. Por isso, e a despeito de algumas crenças pessoais da autora, ela leva um bom 8,5.


7) VALE A PENA, Ricardo Betti
Vindo direto da New York, das mãos da mega desbravadora prima Liara, esse livro relata as experiências de pessoas que ousaram (como ela) se aventurarem e investir alguns anos da vida para fazer um mestrado ou MBA em escolas de primeira linha nos EUA. O porquê dessa leitura ainda vai aparecer de forma clara no seu devido tempo, mas independente disso ele confirmou um sentimento muito forte de que fazer menos do que você pode com as competências que Deus te deu (por qualquer motivo) é um absurdo e uma falta de respeito consigo mesmo. Como não quero daqui a uns 30 anos ser um cara frustrado por não fazer o que poderia ser feito, o livro veio ao encontro dos meus anseios e dissipou alguns dos meus temores. Se o "Comer, Rezar e Amar" fala sobre a importância de se conhecer, o livro de Ricardo Betti dá ótimos caminhos sobre o que fazer depois de se conhecer bem... adorei o livro, a diversidade de histórias, e posso dizer como os hermanos do resto do continente: sí, se puede. Nota 9.



8) O LIVRO DE OURO DA LIDERANÇA. John C. Maxwell
Este não vai ganhar imagem, nem resenha, pois já ganhou um post só pra ele. É incrível como os caminhos que Maxwell escolhe para descrever sobre os caminhos e vivências da liderança são factíveis e aplicáveis ao dia a dia. Cada pessoa que atua como gestor deveria ter o livro em sua gaveta, como um guia de bolso. Nota 9,5

 
Inacabados
• O SEGUNDO QUIQUE DA BOLA – Ronald Cohen
• TIPPING POINT – Malcown Gladwell
• PREPARE-SE PARA A CHUVA – Michael Catt
• CONVERSAS QUE TIVE COMIGO – Nelson Mandela

Ainda temos alguns dias para 2010 se despedir. Mas talvez não acabe mais nenhum antes do ano que vem. Ainda estou “matutando um cadim” sobre tudo o que entrou de informação esse ano, para digerir direitinho e saber catalogar tudo aqui dentro para colocar a palavra certa, na hora certa, para a pessoa certa.

E você, o que têm lido? Dizem que o que seremos daqui a cinco anos depende em grande parte das pessoas com quem convivemos hoje e dos livros que estamos lendo...pegue os livros que você lia há alguns anos atrás, e lembre-se de quem convivia com você e cheque se é verdade... 

2 comentários:

KARINA disse...

Bom, tenho lido bastante ultimamente, mas vou indicar dois:

1808 - dá pra entender muito a história do nosso país e porque somos o que somos hoje. Na squencia, vem o 1822, que ainda não li, mas assim que terminar o que estou lendo agora, ele é o próximo.

Cotoco - é um diário que um menino de 13 anos. A história se passa na África do Sul, na época em que soltaram o Mandela (1990). Engraçado e leve, com relatos bem adoslescentes, traz tb um pouco da política daquele país, na visão de um adolescente.

Valeu as dicas. Alguns desses daí vão para a minha lista de 2011.

Unknown disse...

Luiz,

Super legal o seu blog...me empresta o livro do Agassi?

Um que eu recomendo eh Guns, Germs, and Steel: The Fates of Human Societies do Jared Diamond.

Beijos

Liara